sábado, 18 de agosto de 2007

1º Diário de Bordo

Ação Diálogos Vocacional 06/07/2007

No primeiro encontro oficial do “Ação Diálogos Vocacional” estavam presentes, entre outros, os grupos: GET, Cia. Meses, A Vaca Tossiu, Humbalada, A.L.M.A, O Bando do Pé Rachado, Identidade Oculta.
No início tínhamos um mapa da cidade de São Paulo em branco e todos deveriam colocar em qual bairro seu grupo atua. Percebemos grupos da Zona Leste, Sul, Norte, enfim, de todo canto da cidade, e que de alguma forma aquele encontro estava reunindo grupos que dificilmente se encontrariam devido à distância.
Após esse exercício, Mara, organizadora do encontro, pediu que cada grupo escrevesse como acontecia a produção dos espetáculos ou outros eventos.
Colocarei em tópicos os assuntos apresentados pelo grupo A.L.M.A:
- David enquanto produtor tem a função de vender a imagem do grupo;
- Cada um do grupo possui uma função;
- Realizam a própria dramaturgia;
- Desejam que a Secretaria emita uma carta de recomendação para a facilitação da busca de patrocínio;
- Desejam a parceria do Vocacional com o Metrô, para divulgação dos cartazes;
- Possuem o patrocínio de quatro prostíbulos em São Paulo;
- Possuem total apoio do CEU Cidade Dutra;
- Acreditam estar bem em relação a patrocínio.

Após a explanação, um dos integrantes do Identidade Oculta ressaltou a idéia da carta da Secretaria e todos concordaram ser de importância a representatividade da Secretaria da Educação na busca de patrocínio uma vez que sendo todos classificados como Grupo Amadores a dificuldade de se firmar um caráter de confiança junto os donos de empresa acaba sendo difícil.
Mara questionou qual seria o critério de avaliação para que a Secretaria pudesse emitir esta carta. Este assunto ficou em aberto.
Outro assunto comentado foi quais eram as dificuldades que os grupos enfrentam. Foram citados: profissionalização (DRT) e liberação do ECAD e SBAT. De acordo com o grupo A Vaca Tossiu fica cada vez mais difícil a participação em festivais e mostras já que muitas exigem de forma rigorosa todos esses documentos. E, particularmente, não tenho muita idéia de como se consegue tais papéis. Creio ser interessante na próxima reunião a colocação do GET já que montaram um texto do Bertolt Brecht.
O outro grupo a se apresentar foi a Cia. Humbalada. Disseram sobre a conquista do Espaço Humbalada (por meio do PAC) e pediram auxílio para como manter este espaço já que muitos dos projetos que tentam levantar estão “patinando” (possuem o espaço até fevereiro de 2008).
Alguns itens levantados para a manutenção foi:
- Realização de cursos específicos e parceria com os profissionais. Ex: violão, dança, pintura;
- Apresentação do grupo cobrando bilheteria;
- Saraus (parceria com a Cia. Meses que já realizam saraus);
- Parceria com “grupos sem teto”;
- Parceria com escolas da região;
- Divulgação intensa do espaço;
- Envolvimento com a comunidade para que esta comece, além de participar das atividades, a criar um senso para que tal local permaneça vivo.

Depois acabamos não tendo tempo para que todos se apresentassem, ficou decidido que a apresentação continuaria no encontro seguinte.
Houve a idéia de que nós formássemos uma Rede de Grupos de Teatro firme e concreta e que continuássemos os encontros mesmo sem a orientação do vocacional; que esta Rede de Grupos buscasse a tão aclamada autonomia e pudesse correr atrás de seus ideais e direitos “sozinhos”.
Algumas idéias criadas para as próximas semanas foram:
- Criação de um protocolo;
- Criação de um blog onde esses protocolos serão divulgados;
- Criação de comissões de trabalhos.

Por fim, ficou decidido que no próximo encontro cada grupo traria uma Lei de Incentivo para que pudéssemos discutir quais delas se enquadram em determinados grupos, rediscuti-las e principalmente conhecê-las.
Acredito muito nestes encontros e sei que podemos conquistar um respeito e um valor uma vez que estaremos caminhando juntos. Precisamos entender que sozinho nada conseguiremos, e que na sociedade atual estar em grupo é quase que uma raridade, por isso estamos nós, juntos, em busca de conhecimentos e mudanças!

MERDA para todos!
Bruno César Lopes
CIA. HUMBALADA DE TEATRO

2 comentários:

Profº. Dr. Pagon disse...

Bom, Bruno... não tem certo ou errado... esse blog foi criado como uma tentativa de reforsar a comunicação e interação com os grupos de modo mais descontraido e divertido... acho que o Protocolo postado é muito grande e ninguem vai ler, mas pelo menos está documentado... obrigue os outros Humbaladas a entrarem no blog... postar e comentar... grande abraço a todos!

Mara Helleno disse...

Aos fomentadores deste lindo blog, salve!
Estou começando a entender estas comunicações, mas achei bárbaro o trabalho de vocês!
Ficou lindo o primeiro protocolo estampado logo de início!
Mas talvez seja um pouco longo mesmo, como comentou Pagon.
Dúvidas: há um lugar onde possamos guardar os protocolos sem que apareçam na página de abertura? e como faço para convidar os outros grupos desta ação??
Valeu, meninos!
Grande abraço a todos!